sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Iluminando os caminhos da humanidade!

A vela ou candeia é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente cera. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente. Além da cera, existem outros combustíveis que podem ser utilizados, como o azeite e outros óleos vegetais.
A vela é uma fonte de luz utilizada desde tempos remotos, quer na sua forma simples ou acopladas em lanternas, utilizadas muito antes da descoberta da lâmpada e outros sistemas de iluminação eléctricos.


Desde tempos antiquíssimos o fogo tem sido fonte de luz, calor e símbolo de conforto para o homem. Sempre representou o poder do bem.
A Mitologia Grega nos conta, que Prometheu roubou o “fogo” sagrado dos deuses para animar sua criação que havia moldado em argila. Isto pode interpretar como o despertar da consciência do homem que, a partir desse momento, tornou-se suficiente para poder raciocinar e filosofar sobre sua existência.
O homem aprendeu a cozinhar os produtos animais que caçava e verificou que assim se tornavam mais saborosos. Mais tarde percebeu que as gorduras que derretiam dessa cocção eram inflamáveis e emitiam assim uma LUZ melhor e, ainda, que uma fibra embebida nessa gordura, retardava a combustão e lhe dava uma iluminação mais intensa do que o fogo da queima da lenha. Assim, provavelmente, então, nasceu a VELA.
O fogo sempre esteve presente em todos os templos antigos e venerado como uma das manifestações de Deus. No centro de cada Templo da Antiguidade existia um Altar onde eram queimadas dádivas destinadas a conquistar a simpatia dos deuses, prestando a devida compensação por faltas cometidas, pois no raciocínio primitivo dos antigos, cada falta devia ser compensada pela perda de um bem material.
Assim, sacrificavam animais ou produtos da colheita sujeitando-se a um prejuízo material. Com o advento do cristianismo, que determinou a proibição desse sacrifício, este foi substituído pela missa e o fogo pelas VELAS.


A beleza misteriosa do Fogo deixam as pessoas encantadas desde a pré-história.
Desde o surgimento das velas que o Cristianismo, em todo o mundo, utiliza a graça de suas luzes para uma parte dos mistérios da Fé.
Jesus disse: “Eu sou a Luz do mundo”
 “Deixem brilhar vossa luz diante dos homens, que eles possam ver suas boas ações
e elogiar o seu Pai no céu”.
As velas fazem parte no santuário, sobre os altares, simboliza a vida e lembra-nos da Luz do Homem; Jesus!
No altar, existem duas velas, uma simboliza Jesus e a outra Deus!
A Luz tem sido um importante símbolo deste Messias, a partir do momento em que a estrela brilhou a leste, e levaram os sábios de Belém.
Diz a lenda, da criança a procura de um lugar para ficar na véspera de Natal. E uma família colocou velas em suas janelas como um sinal de boas vindas para esta criança de rua.
Na mesma noite, o pequeno estranho se aproximou a porta desta família e teve um local para passar o Natal. Desde então as velas de Natal são parte fundamental da decoração natalina, recordam-nos as boas-vindas a Cristo criança em nossos corações mais uma vez.
Faça na sua casa, a decoração das velas e acenda quantas puder, com muita cautela é claro, e sua noite de festa vai trazer Luz e paz nos corações.
FELIZ NATAL!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.