quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Museu de História Natural da UFMG inaugura programação de primavera neste fim de semana


O Museu de História Natural da UFMG (MHNJB) abre neste final de semana o Projeto Quatro Estações, com a programação da Primavera no Museu.
O tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é Mulheres, museu e memórias, e no sábado, 1º de outubro, às 10h, o MHNJB prestará homenagem à museóloga Célia Maria Corsino, diretora de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e às professoras da UFMG Maria das Graças Ribeiro, diretora do Museu de Ciências Morfológicas, e Maria das Graças Lins Brandão, diretora do Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG (Dataplamt).
As homenageadas farão relatos de suas experiências na mesa-redonda Mulheres da cultura, pesquisa e museu.
Após a homenagem, será inaugurado o Centro de Referência em Patrimônio Geológico, com a abertura da exposição Quadrilátero Ferrífero: do Desbravamento ao Geopark. Haverá também visitas guiadas ao Dataplamt.
Às 12h, no Anfiteatro da Mata, acontecerá a apresentação do Grupo de Trompetes da Escola de Música da UFMG. Criado em agosto de 2010, o grupo terá regência dos professores Sérgio Cascateira, da USP, e Anor Luciano Junior, da Escola de Música.
À tarde, oficina de dança de salão será ministrada pelos professores Rodrigo Costa e Andréa de Cássia Pinheiro, da Mimulus Cia. de Dança. A atividade acontecerá no Espaço Arte e Educação.
Domingo
No domingo, 2 de outubro, às 10h, será aberta a exposição Serpentes no Museu, na sala de exposições temporárias. Logo depois, serão iniciadas as oficinas Brincando com papel, no Espaço Arte Educação; Encadernação, na Praça do Presépio; Plantio de árvores na nascente do Museu e Rocha amiga do Quadrilátero Ferrífero, esta última no Centro de Referência em Patrimônio. As oficinas serão repetidas à tarde.
A Cantina do Museu servirá almoço ao som de chorinho do Grupo Chora Pronobis, quinteto formado por Thiago Balbino (bandolim), Marcelo Issa (violão de 7 cordas), Luiz Lobo (pandeiro) e Andre Luiz (clarinete).
A programação prossegue com os seguintes eventos:
11 de outubro
14h, Auditório Pau-Brasil
2º Workshop Museu em Debate: Vocações, Diretrizes e Metas
8 a 16 de Outubro (Semana das Crianças)
Dias 8 e 9, 15 e 16
10h30 às 12h e 14h30 às 17h, Espaço Arte Educação
Brincando de brincar no Museu, com Dirlaine Maire da Silva.
Oficina no Centro de Referência em Patrimônio Geológico: Rocha amiga do Quadrilátero Ferrífero.
Dias 11, 13, 14
Oficinas
10h30 e 14h30, Espaço Arte Ambiental
Jogos de memória e cartão ecológico (dia 11)
Papel reciclado e Encadernação (dia 13)
Quebra-cabeça (dia 14).
10h 30 e 14h30, Jardim sensorial
Jardineira (dia 14).
17 a 23 de Outubro (Semana de Ciência e Tecnologia)
Dias 18 a 21
9h e 14h, Auditório Pau Brasil
Ciclo de palestras “Mudanças Climáticas: no passado e no presente”
Dias 17 a 21
10h às 17h
Exposição: O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e a Sustentabilidade: Mudanças Climáticas
(Av. Cândido da Silveira, canteiro central, em frente do posto da Polícia Militar)
O Museu fica na Rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês. A entrada custa R$ 4. Informações: Cenex do MHNJB (31-3461-4204 e cenex@mhnjb.ufmg.br).
(Assessoria de Comunicação do MHNJB)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.