sexta-feira, 29 de julho de 2011

Exposição de gravuras no Centro Cultural

A exposição de gravuras Incisos, dos artistas Francisco Maringelli e Márcio Pannunzio, pode ser visitada, até o dia 20 de agosto, no Centro Cultural da USP-São Carlos.
A mostra faz parte Projeto Integração e contará com a curadoria  do Prof. Dr. Luiz Armando Bagolindo, do Instituto de Estudos Brasileiros ( IEB) da USP, especializado em gravura brasileira. (...)

O evento é gratuito e conta com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária.

Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9106 E-mail: ccsc.cultura@sc.usp.br 

FORU 2011 aproximará universitários do mercado de trabalho

A Meta Consultoria, Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), prepara a segunda edição da Feira de Oportunidades e Recrutamento de Uberlândia - FORU 2011.
A proposta do evento é reunir estudantes do ensino técnico e superior ou recém-formados (em todas as áreas), com empresas que desejem expor seus programas de estágio e para trainees. O objetivo é aproximar os novos profissionais do mercado de trabalho.
A FORU 2011 ampliou o raio de abrangência, neste ano, e receberá universitários e empresas de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e São Paulo, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Center Convention, em Uberlândia. Dez instituições de ensino superior já confirmaram parceria com o projeto e o espaço foi triplicado para receber cerca de 5 mil estudantes.
Paralelamente ao FORU, acontece, no mesmo local e data, o Encontro Uberlandense de Empresas Juniores - EUEJ, que objetiva a capacitação, a troca de experiências e a integração entre empresas júniores de todo o País e o mercado. A expectativa de público para este evento é de 300 a 400 participantes.
Mais informações poderão ser obtidas no endereço http://www.foru.com.br, onde é possível cadastrar currículos. Os telefones de contato são (34) 3239-4005 e (34) 9656-6499.

Semana da Amamentação: “Amamentação - Uma experiência em 3D - Desafio Comunicacional”

Amamentação - Uma experiência em 3D - Desafio Comunicacional”, esse é o tema da Semana da Amamentação que será realizada de 1º a 7 de agosto. Criada em 1992, por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), a Semana Mundial de Amamentação é realizada anualmente em mais de 120 países.
Em Uberlândia, o evento está em sua 13º edição e é organizado pelo Departamento de Pediatria e pelo Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Como parte da programação, será realizado no dia 4, a partir das 12h30, no Anfiteatro do Bloco 3 Q, campus Santa Mônica, Dia Científico, que irá reunir profissionais e estudantes da área da saúde e comunidade em geral para discutir temas como “Mídia e Amamentação”, “Estratégias de Comunicação para a Promoção do Aleitamento Materno”, “A importância do Envolvimento das Empresas para a Promoção do Aleitamento Materno entre Mulheres Trabalhadoras”, entre outros.
O presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria Luciano Borges Santiago e o presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria Roberto Chaves serão os palestrantes do evento.
No dia 6, haverá uma programação especial no Parque do Sabiá com “Mamaço” no Parque, além de gincana pró-amamentação, homenagem às mães de bebês modelo, apresentação musical e premiação do concurso cultural “Leite Materno na Internet”. (...)
Saiba mais em

Você já ouviu falar sobre o Projeto "Lê pra mim?"?

O "Lê Pra Mim?" é um projeto de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros, onde artistas e personalidades da mídia leem livros infantis para crianças.
Sua primeira edição aconteceu em janeiro de 2010 no Rio de Janeiro no Centro Cultural Correios. Foram feitas outras 5 edições no Forte de Copacabana, uma em Salvador no Pelourinho e uma em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. Fizemos também em apresentações em 5 Lonas Culturais do Rio de Janeiro.
Até agosto de 2011 terão participado das leituras 3.500 crianças, 100 artistas/personalidades, 170 livros infantis lidos, 3.650 livros doados e 44 instituições participaram levando crianças ao projeto.(...)

Saiba mais em:

Idealização: SÔNIA DE PAULA
Realização: MARCELO AOUILA

PRÓXIMAS EDIÇÕES

ESPAÇO CULTURAL FURNAS - Botafogo - Rio de Janeiro - de 23 de Julho a 14 de Agosto, sábados e domingos às 17h.

Convite APALA - 30 anos


ACADEMIA PAN-AMERICANA DE LETRAS E ARTES

APALA - Fundada em 12 – 08 - 1981

Endereço: Rua Teixeira de Freitas, nº 5, 3º andar,
CEP: 20 021–350 – Rio de Janeiro/RJ Tel.: (21) 2252 – 7705.

CONVITE

A ACADEMIA PAN-AMERICANA DE LETRAS E ARTES

Convida V. Ex. e Exma. Família para sua reunião do mês de agosto de 2011 - Dia 12, em Comemoração ao Trigésimo aniversário da APALA e que constará de:
● Palavra de ex-Presidentes presentes: Marilza de
Castro, Edson Monteiro e Eliane Mariath como
representante do Dr. João Baptista
● Palavra de alguns Membros da APALA em
homenagem à Academia
● Diplomação de Mércia de Aloan como Diretora
Cultural da APALA, em substituição à saudosa Wanda   Brauer
● Palestra de Glória Puppim sobre Machado de Assis
● Hora de Arte em homenagem a APALA e a Wanda Brauer:
a)Momento musical
b)Jogral com versos de Wanda Brauer
c) Pot-Pourri musical com Antonio Moreira e Nícia Regina
d) Sarau lítero-musical com os artistas presentes
● Encerramento e Coquetel

quinta-feira, 28 de julho de 2011

R.P.G. na Educação

9º Sarau Gotas Poéticas

A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, no Teatro Alfa em SP.

Até 18 de setembro de 2011 - Teatro Alfa
O clássico para quem gosta de viajar é dirigido por Carla Candiotto, que este ano, além de integrar a Cia Le Plat du Jour, fará outras três peças em carreira solo
A livre adaptação da clássica obra de Júlio Verne ganha direção de Carla Candiotto, atriz da premiada Cia Le Plat du Jour (que dirige atualmente outra montagem infantil, Histórias por Telefone, com a Cia Delas). O espetáculo A Volta ao Mundo em 80 Dias, em cartaz no Teatro Alfa. Trata-se da primeira incursão infantil da Cia. Solas de Vento. As sessões aos
sábados e domingos, às 17h30, na Sala B, até 18 de setembro. (...)
Leia a matéria completa em http://www.nossadica.com/agenda_sp.php

A Volta ao Mundo em 80 dias - 16 de julho a 18 de setembro de 2011
Teatro Alfa (Sala B  - 200 lugares.) Tel.: 5693-4000
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Sto. Amaro
Horário: sábados e domingos, às 17h30.
Duração: 50 minutos.
Preço: Crianças até 12 anos: R$ 12,00; Adultos: R$ 24,00.
Recomendado para crianças a partir de 4 anos.

Espetáculo musical "A Bela e a Fera"

Espetáculo musical "A Bela e a Fera" chega ao Teatro Ouro Verde de Londrina
Com cinco apresentações programadas a partir desta quarta-feira (27), chega Londrina o famoso musical "A Bela e a Fera", com direção geral do italiano Billy Bond. O espetáculo é baseado na obra original de Jeanne Marie Leprince (1.748) e inspirado nos Musicais da Broadway e no filme de Jean Cocteau (1.946), sendo trazido para a cidade pela By Produções Artísticas e Paranoá.

O espetáculo terá como palco o Teatro Ouro Verde, no Centro da cidade, com sessões às 20h de quarta-feira (27) à sexta-feira (29), e às 16h no sábado (30) e domingo (31). (...)

Os ingressos estão à venda na Ótica Quintino (av: Paraná, nº 203-3344.3737); Pocket (CatuaÍ-3326.9741); Bumerang (Royal Plaza -3025.5254) e Bilheterias do Teatro Ouro verde. A direção do espetátulo informa que escolas terão preços especiais. Para isso, devem entrar em contato antecipadamente pelos telefones (43) 9992-0255 e 9991-8474.

SOMENTE ALDRAVIAS - Livro do escritor ELVANDRO BURITY‏

 O escritor Elvandro Burity, membro de diversas academias, instituições literárias, parceiro dos poetas aldravistas de Mariana (grande parceiro cultural e literário!) divulga seu livro digital de ALDRAVIAS - SOMENTE ALDRAVIAS.
 
 
Livro de Aldravias de Elvandro Burity

Clique na capa para abri-lo
Disponível também na Biblioteca Virtual Aldrava




EDIÇÃO PUBLICADA NA PÁGINA ALDRAVIA- SITE DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL




Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana

Shopping Garden apresenta a Cia ArtePalco - 29/07/2011

Para comemorar seu 12º aniversário o Shopping Garden elaborou uma programação recheada de lazer, entretenimento e conhecimento durante o mês de julho com atividades desde oficinas de paisagismo, feng shui e apresentações culturais com a Orquestra Versolato com pocket shows e apresentações com bonecos marionetes através de narrações interpretadas pela Cia ArtePalco.
O espetáculo do dia 29 de julho é a vez da peça "Bicho Babão" que através de interpretações educa e ensina os valores  morais e socais. Esta iniciativa do Shopping Garden é trazer mais e mais conhecimento sobre o papel das pessoas na sociedade e em especial com Meio Ambiente. Afinal, uma das missões da empresa é promover o Bem Estar através da comercialização das centenas de itens voltados para o paisagismo e jardinagem.


Shopping Garden
Unidade Sul – Avenida dos Bandeirantes, 5900 – Tel.: (11) 5591-5555
Unidade Tatuapé – Av Salim Farah Maluf, 2211 – Tel.: (11) 2227-8500

Para não esquecer: Encontro sobre Cultura Popular!!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

UERJ: Natureza, arte e ciência em foco.

Na exposição “Natureza, arte e ciência em foco”, a equipe da linha de pesquisa em Fotografia Científica Ambiental do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais – LARAMG, do Departamento de Biofísica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/UERJ, apresenta, a partir do dia 27 de julho, na Galeria Gustavo Schnoor do Centro Cultural da UERJ, uma série de fotografias decorrentes da observação dos aspectos da natureza, proporcionando uma aproximação entre Ciência e Arte através da percepção visual. (...)

“Natureza, arte e ciência em foco”Fotografias científicas ambientais do LARAMG/IBRAG/UERJ
Local: Galeria Gustavo Schnoor/Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Inauguração: 27 de julho de 2011, quarta-feira, às 19h
Visitação: de 28 de julho a 19 de agosto, das 9h às 20h
Informações: (21) 2334-0114
Classificação etária: livre
Apoio: FAPERJ/IBRAG/LARAMG/Biocenas/Speedlab
ENTRADA FRANCA

Curso: HAICAI - RAÍZES JAPONESAS, FRUTOS TROPICAIS

Nelson Savioli

O haicai teve duas portas de entrada no Brasil. Uma foi aberta pelos imigrantes japoneses, que começaram a chegar no país em 1908; outra, pela divulgação das versões das obras de mestres nipônicos para o francês, o inglês e o espanhol, apreciadas pelos intelectuais brasileiros também no início do século XX. O curso pretende lembrar os quatro séculos do haicai no Japão, por meio da poesia de seus principais autores, e mostrar como essa arte foi sendo aculturada por aqui, realçando as nuances entre as várias formas de sua prática no Brasil.
Início: 09 AGO
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Terças-Feiras, às 17h (09/08, 16/08, 23/08, 30/08)
Tel.: (21) 2227-2237
222-SABER

Horário de funcionamento: segunda a sexta: 11h às 20h

E-mail:inforio@casadosaber.com.br

Centenário de Paulo Gracindo é comemorado com lançamento de selo e exibição de documentário.

RIO - 'Eu vivi no palco e representei na vida', dizia Paulo Gracindo. A frase do ator, que completaria 100 anos no último dia 16, foi a escolhida para estampar o selo comemorativo do seu centenário, lançado na manhã desta quinta-feira pelos Correios. Um dos nomes mais marcantes da TV e do rádio brasileiro, Gracindo foi homenageado em um evento no cinema Espaço Botafogo, onde ainda foi exibido o documentário 'Paulo Gracindo - O bem amado', dirigido por seu filho, Gracindo Junior. (...)

Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/revistadatv/mat/2011/07/21/centenario-de-paulo-gracindo-comemorado-com-lancamento-de-selo-exibicao-de-documentario-924951933.asp



Convites: UBE-RJ e InBrasCI - SEDE‏


I Seminário Cultural - 20/08/2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Homenagem ao Dia do Escritor


Lápis, papel e...

Por Alessandra Leles Rocha

            O que seria da alma se não fossem as palavras para tão bem dissecá-la? Como dar asas aos sentimentos, as emoções, muito além do próprio corpo? A resposta é simples: ESCREVER. Instrumentalizado pelo lápis e o papel, assim o ser humano inicia a fantástica viagem pelo universo desconhecido de si mesmo.
         Assim que somos alfabetizados o mundo de fato se abre diante de nossos olhos internos e externos. Não se trata de subir um degrau, mas se lançar em queda livre, de braços abertos e alma desnuda, na imensidão que costumam chamar de cultura e conhecimento. A partir desse momento inesquecível seremos capazes de galgar por conta própria os caminhos da vida e alcançar o gigantismo que nos arrebata a análise, a reflexão, as considerações sobre o que se passa dentro e fora de nossa existência, com o grande presente que é podermos fazer nossos próprios registros.
         A escrita é sempre o grande trunfo do vivente! Um trunfo contra as perdas graduais da memória, a contestação impertinente de terceiros, os desvarios e abusos dos que pensam se vestir de poder, as tristezas e abatimentos, a solidão, as investidas da paralisia mental – seja ela voluntária ou não -,... Na beleza da caligrafia desenhada sobre o papel, ou mesmo o rabisco no instante de raiva, cada palavra oculta em si um poder inestimável.
         Ainda que se faça mais comum nos instantes de silêncio e na companhia de si mesmo, o ato de escrever em nada se reveste de isolamento ou melancolia. Entre o escritor e o papel há uma forte parceria, um convívio emocionado e envolvente, uma cumplicidade indubitável, como se ambos fossem complemento um do outro. Da mesma forma que nas relações sociais, escritor e escrita se veem subjugados a estreitar cada vez mais os laços, a despender cada vez mais horas em suas “conversas” cotidianas, deixando transparecer até mesmo um ar de dependência boa, aquela que traz paz e restaura o equilíbrio.
         Embora minhas palavras pareçam traduzir um fenômeno quase natural e comum a grande maioria da população, escrever ainda é um obstáculo praticamente intransponível para o ser humano. Seja uma lista de supermercado, ou um cartão de aniversário, ou os compromissos na agenda, para milhares de pessoas isso representa uma verdadeira “tortura”. O receio de registrar os próprios pensamentos, ideias, cotidiano, ao invés de lhes trazer o benefício de uma liberdade pacificadora exerce uma função totalmente oposta. Dizem que não são bons com as palavras, que não sabem se expressar, que não gostam da própria letra, que não dominam adequadamente a gramática,... Tudo para se esquivarem de um confronto direto com o papel em branco.
         É! Talvez por isso tantos estejam tão doentes! Escrever antes de ser necessidade, arte, expressão da sensibilidade e da razão, é terapia! A grande oportunidade de desfrutar de si mesmo, de conhecer os recantos mais escondidos da sua existência, e traduzir em poucas, ou muitas, palavras às diversas impressões. Gozando do direito absoluto da individualidade, dar conhecimento público ou não dessa prática é uma decisão que só compete ao escritor. Anônimos ou famosos apreciadores dessa miraculosa expressão humana, nem tudo que sai de suas penas corre ao sabor do vento. Algumas folhas são guardadas a sete chaves como pequenos segredos de estado (estado da alma, é claro!). Outras permanecem no aguardo do momento que surgirá oportuno para se revelarem. Haverá aquelas produzidas em momentos difíceis que passado a fúria intempestiva são submetidas às lixeiras para o silêncio eterno.
         No fim, muito além do trunfo, escrever é o refúgio do ser humano; quando ele se abriga em si mesmo para vencer as adversidades inerentes à vida. Quer melhor afago do que este! Não há maior segurança do que na fortaleza do próprio espírito! No momento em que a “frágil” criatura humana extravasa sem pudores as suas entranhas num mero pedaço de papel surge pelas palavras o individuo forte e capaz de lidar com as flores e os espinhos do mundo.

Dia do Escritor - 25 de Julho

O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.


Saiba mais em:

OMS vai marcar primeiro Dia Mundial da Hepatite em 28 de julho

Mais de 130 milhões de pessoas estão vivendo com hepatite C crônica em todo o mundo; 350 mil morrerão de doenças no fígado causadas pelo vírus da doença.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Neste 28 de julho, a Organização Mundial da Saúde, OMS, marcará o primeiro Dia Mundial da Hepatite.
O objetivo é aumentar a conscientização e o entendimento sobre o vírus da hepatite e as doenças causadas por ele.

Prevenção e Controle

A OMS irá pedir a governos de todo o mundo que reforcem ações de prevenção e controle.
A agência da ONU também quer que a cobertura para a vacina contra a hepatite B seja ampliada. O Dia Mundial da Hepatite servirá ainda como plataforma de coordenação da resposta global à doença.
De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, há três tipos da doença: hepatite A, B e C. A hepatite C, por exemplo, é causada pelo vírus HCV.  A transmissão se dá através de sangue contaminado. (...)

Leia a reportagem completa em
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/07/oms-vai-marcar-primeiro-dia-mundial-da-hepatite-em-28-de-julho/

Crises no mundo levam ONU a revisar apelo humanitário

Organização está pedindo US$ 7,9 bilhões, US$ 500 milhões a mais que em novembro; destaques vão para resposta de emergência no Chifre da África, crises na Líbia e na Cote d’Ivoire.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Escritório de Assistência Humanitária das Nações Unidas, Ocha, revisou para cima o apelo de ajuda para crises ao redor do mundo. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira, em Genebra.
A agência está pedindo agora US$ 7,9 bilhões, equivalentes a mais de R$ 12 bilhões. O total representa US$ 500 milhões a mais que o apelo lançado em novembro. (...)

Paulo Autran é declarado patrono do teatro brasileiro

O ator Paulo Autran, falecido em 2007, é oficialmente o patrono do teatro brasileiro. A homenagem, determinada pela Lei 12.449/11, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na semana passada e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). A lei é oriunda do PLC 252/09, do ex-deputado Pompeo de Mattos, aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) no dia 7 de junho.

Paulo Paquet Autran nasceu no dia 7 de setembro de 1922 no Rio de Janeiro. Estreou sua primeira peça em 1947, incentivado pela também atriz Tônia Carreiro, e ao longo de suas décadas de sucesso passou a ser conhecido pelo epíteto de "senhor dos palcos". Com um currículo de 90 peças teatrais, Autran também fez sucesso no cinema e na TV, sendo lembrado até hoje pelo papel marcante na novela Guerra dos Sexos.

Da Redação / Agência Senado


Saiba mais em


Palestra com o Professor José Pacheco, em Uberlândia.

Ely Paschoalick – administradora do site: www.semap.com.br
Leia meus artigos e divulgue:
Twitter: @elypaschoalick
www.elypaschoalick.blogspot.com (onde escrevo como Ely_cidadã)
www.elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com (onde escrevo especificamente sobre como ensinar)
Leia também minhas colunas em:

Educação em Pauta

Prof.ª Ely Paschoalick
Nesta segunda feira, 25 de julho, às 12h na TV Vitoriosa, afiliada SBT em Uberlândia, estará participando do Vitoriosa Debate juntamente com representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da Polícia Militar (Proerd e Patrulha escolar), a Professora  Ely Paschoalick.
Durante o debate serão discutidos os índices do Ideb em Uberlândia, a violência nas escolas, os principais problemas enfrentados nas escolas públicas (falta de vagas, carteiras, etc),  a falta de qualificação dos profissionais, etc.

Não deixe de assistir!!! A Educação brasileira precisa da participação de todos os cidadãos!!!

Ely Paschoalick – administradora do site: www.semap.com.br
Leia meus artigos e divulgue:
Twitter: @elypaschoalick
www.elypaschoalick.blogspot.com (onde escrevo como Ely_cidadã)
www.elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com (onde escrevo especificamente sobre como ensinar)
Leia também minhas colunas em: