segunda-feira, 30 de abril de 2012

UFMG: Palestra vai abordar integração entre arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade


A integração entre arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade em ambientes informacionais é o tema da palestra que o professor Marckson Roberto Ferreira de Sousa, da Universidade Federal da Paraíba, fará nesta quinta, 3, na Escola de Ciência da Informação (ECI).
Segundo o pesquisador, a apresentação vai partir de abordagem sobre arquitetura da
informação, com destaque para a questão da utilização dos ambientes informacionais e a ansiedade da informação. Ele pretende também enfatizar o caso da web e princípios relacionados aos sistemas de organização, navegação, rotulação e busca.
“A palestra vai contemplar também aspectos de usabilidade e acessibilidade em ambientes digitais, a importância de projetos centrados no usuário e o papel do arquiteto da informação”, explica Marckson de Sousa, que desenvolve estudos na área de interfaces humano-computador. Ele vai concluir sua apresentação propondo reflexão sobre o “encontro” entre arquitetos da informação, projetistas e desenvolvedores, considerando-se as relações da arquitetura da informação com usabilidade e acessibilidade.
Iniciativa do Programa Pós-graduação em Ciência da Informação, a palestra, que é aberta ao público, terá início às 9h, no Auditório Azul da Escola da Ciência da Informação, que fica no campus Pampulha. Informações: (31) 3409-6103.