quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sociedade deve incentivar a formação de princípios, defende professor do IP

A sociedade atual está passando por uma crise ética. Os indivíduos não são mais responsáveis pelas suas ações e jogam para as costas do outro a obrigação de dizer como agir. “É o mesmo que ocorre com quem não mata porque acredita que é contra o que Deus quer, e não por princípios próprios”, diz o professor Yves de la Taille, do Instituto de Psicologia (IP) da USP.
Na palestra Ética da Norma à Ação: Perigos de Infantilização Moral na Universidade, proferida no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP no último dia 20, La Taille falou sobre o número crescente de regras que recai sobre as instituições sociais no dia de hoje, inclusive o espaço acadêmico.
Para ele, o efeito pode ser o oposto do previsto – ao invés de prevenir a transgressão, cria incentivos a ela por barrar o desenvolvimento da autonomia nos indivíduos. “O resultado é a infantilização moral. O estágio em que precisamos do outro para legitimar as regras corresponde àquele entre os cinco e dez anos de idade”, diz o professor. (...)