quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Casa Fiat de Cultura: “Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”


Após completar 35 coleções, Ronaldo Fraga reúne parte de seu repertório na exposição “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”. O programa foi inaugurado no dia 09 de outubro de 2012, com coquetel para convidados na futura sede da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Conhecido até então como Palácio dos Despachos e um dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o local abrigará durante dois meses a visão que o estilista tem da moda como registro gráfico — assinatura de quem cria e também diálogo com a cultura de um país.
Entre croquis, material gráfico, vídeos e roupas serão ao todo nove ambientes, em instalações que, mais que convidar a um mergulho no universo e no processo criativo deste multi artista, provoca várias análises da moda como um vetor de reafirmação e
apropriação cultural. “Moda é interpretação de texto e contexto social, histórico, econômico e cultural. Moda é técnica, textura, cores, tecidos e negócio. Mas, para mim, moda é antes de tudo a transformação do olhar por meio da escrita pessoal do indivíduo nas suas escolhas do vestir”, comenta Fraga.
A intenção é desvendar pequenos vestígios de uma escrita particular, desenhadas pelo estilista mineiro e vestidos nos outros. “Por riscos, rabiscos e esboços desenhei histórias absurdas do homem comum. Transformei música, literatura, cultura brasileira e alguns ‘buracos’ do meu tempo em roupas-desenho e desenhos-memória.
As mãos do velho-menino-que-conheço desde sempre ainda coçam diante de uma caixa de lápis de cor. A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões”, completa.
A mostra ficará em cartaz até o dia 09 de dezembro de 2012, em Belo Horizonte, e depois deve seguir para outras capitais brasileiras. O viés tecnológico fica por conta da existência de um aplicativo para smartphones. Com ele, os convidados terão a oportunidade de captar imagens através de croquis e de deslumbrar-se com as possibilidades da moderna “realidade expandida”. [...]

http://www.casafiat.com.br/admin/catalogos/ronaldofraga.pdf


09 de outubro a 09 de dezembro de 2012

Local: futura Casa Fiat de Cultura – Praça José Mendes Júnior s/n – Lourdes – Belo Horizonte/MG
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h e aos domingos, das 10h às 18h. Segunda não abre; funcionamento normal nos feriados.
Entrada: gratuita
Agendamentos grupos/visitas guiadas: [31] 31 3239-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.