quarta-feira, 31 de outubro de 2012

110 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade


Há 110 anos nascia o poeta Carlos Drummond de Andrade
Homenageado na última edição da Flip, autor mineiro tem obra marcada pela multiplicidade.

Conheça um pouco mais de Drummond em:


“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”

Carlos Drummond de Andrade

Casa Fiat de Cultura: “Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”


Após completar 35 coleções, Ronaldo Fraga reúne parte de seu repertório na exposição “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”. O programa foi inaugurado no dia 09 de outubro de 2012, com coquetel para convidados na futura sede da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Conhecido até então como Palácio dos Despachos e um dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o local abrigará durante dois meses a visão que o estilista tem da moda como registro gráfico — assinatura de quem cria e também diálogo com a cultura de um país.
Entre croquis, material gráfico, vídeos e roupas serão ao todo nove ambientes, em instalações que, mais que convidar a um mergulho no universo e no processo criativo deste multi artista, provoca várias análises da moda como um vetor de reafirmação e
apropriação cultural. “Moda é interpretação de texto e contexto social, histórico, econômico e cultural. Moda é técnica, textura, cores, tecidos e negócio. Mas, para mim, moda é antes de tudo a transformação do olhar por meio da escrita pessoal do indivíduo nas suas escolhas do vestir”, comenta Fraga.
A intenção é desvendar pequenos vestígios de uma escrita particular, desenhadas pelo estilista mineiro e vestidos nos outros. “Por riscos, rabiscos e esboços desenhei histórias absurdas do homem comum. Transformei música, literatura, cultura brasileira e alguns ‘buracos’ do meu tempo em roupas-desenho e desenhos-memória.
As mãos do velho-menino-que-conheço desde sempre ainda coçam diante de uma caixa de lápis de cor. A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões”, completa.
A mostra ficará em cartaz até o dia 09 de dezembro de 2012, em Belo Horizonte, e depois deve seguir para outras capitais brasileiras. O viés tecnológico fica por conta da existência de um aplicativo para smartphones. Com ele, os convidados terão a oportunidade de captar imagens através de croquis e de deslumbrar-se com as possibilidades da moderna “realidade expandida”. [...]

http://www.casafiat.com.br/admin/catalogos/ronaldofraga.pdf


09 de outubro a 09 de dezembro de 2012

Local: futura Casa Fiat de Cultura – Praça José Mendes Júnior s/n – Lourdes – Belo Horizonte/MG
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h e aos domingos, das 10h às 18h. Segunda não abre; funcionamento normal nos feriados.
Entrada: gratuita
Agendamentos grupos/visitas guiadas: [31] 31 3239-2014

Guia Enem 2012: conheça todas as regras do exame no fim de semana


VEJA TAMBÉM DICAS SOBRE COMO SE PREPARAR ANTES DAS PROVAS E COMO REALIZÁ-LAS DA MELHOR MANEIRA

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-10-31/guia-enem-2012-conheca-todas-as-regras-do-exame-no-fim-de-semana.html


7ª Arte: Concurso vai selecionar curta-metragem


Concurso vai selecionar curta-metragem para DVD do filme 'Rio, Eu te Amo'

Produção será escolhida por seguidores da página do movimento no Facebook

Diretores e produtores cinematográficos nacionais e estrangeiros podem se inscrever até março de 2013 no concurso que vai escolher um curta-metragem com o tema "O Rio e o Amor" para o projeto " Rio, Eu te Amo", da franquia internacional Cities of Love. O curta selecionado será incluído como extra no DVD oficial do filme, que vai reunir grandes diretores nacionais e internacionais para que cada um conte uma história de amor em uma locação da cidade. [...]

Mais informações: www.rioeuteamo.net/concursos/curta   

Cidadania: Direito do Consumidor


Consumidores brasileiros ainda não buscam por seus direitos, diz pesquisa.

SÃO PAULO – Embora o consumidor brasileiro saiba da existência de um código que protege seus interesses, a maioria não briga pelos seus direitos, apontou pesquisa do instituto Market Analysis em parceria com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Em cada 20 brasileiros, 19 disseram saber da existência de um código que defende seus direitos como consumidores, entretanto, apenas uma média de 9,5 consumidores exercem a cidadania de fato e vão atrás dos direitos quando são prejudicados nas relações de consumo. [...]

Saiba mais sobre esse assunto:



http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_orienta_nocoes_basicas.pdf

Educação: Por Ely Paschoalick


Olá!
Venho até você apresentar Marieta.
Não a considero espécie em extinção, pelo contrário, considero-a espécie em construção de uma educação brasileira inclusiva e humanitária.
Creio que muitas Marietas existem por este brasilzão abaixo e acima. Aqui, na figura de Marieta, cumprimento a todas e todos os professores que trabalham crendo na Educação como elemento modificador da sociedade e não perpetuador do sistema.


Obrigada!
E um grande abraço de amizade,
Ely Paschoalick



administradora do site:www.semap.com.br
leia meus artigos e divulgue:
www.comoeducarosfilhos.blogspot.com
Twitter: @elypaschoalick
www.elypaschoalick.blogspot.com (onde escrevo como Ely_cidadã).
www.elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com (onde escrevo especificamente sobre como ensinar).
Leia também minhas colunas em:
www.uipi.com.br/coluna-educacao
www.megaminas.globo.com/coluna/educacao
http://www.uipi.com.br/professor-nota-10zero

Oficina Cultural de Uberlândia - Novembro/2012

Clicar sobre a imagem para melhor visualização.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SUS: Programa Nacional de Controle do Tabagismo


ANTITABAGISMO
SUS dá amplo apoio a quem quer parar de fumar

Acompanhamento do paciente por profissionais de saúde e oferta de medicamentos fazem parte da assistência oferecida no Sistema Único de Saúde. Em dois anos, quase metade dos fumantes atendidos pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo deixou o cigarro.

Responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil, o tabagismo é reconhecido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma doença epidêmica. A dependência da nicotina faz com que os fumantes se exponham continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de vários tipos de câncer. Atento a este cenário, o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), oferece ampla assistência a quem quer parar de fumar, desde o acompanhamento do paciente por profissionais de saúde até a oferta de medicamentos – entre adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o antidepressivo bupropiona.
A ações previstas no Sistema Único de Saúde para estimular os fumantes a vencerem a dependência estão inseridas no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNTC). Só nos últimos dois anos (2010 e 2011), 242,4 mil pacientes foram atendidos em unidades credenciadas ao PNTC. Desse total, estima-se que quase metade – 115,5 mil pessoas – deixou de ser fumante. “Para ter acesso ao tratamento, basta estar decidido a parar de fumar e procurar uma unidade de atendimento credenciada”, orienta o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento.
Atualmente, o SUS conta com cerca de 2,3 mil unidades credenciadas para o tratamento do tabagismo em mais de mil municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. A relação destas unidades pode ser obtida junto às secretarias municipais de saúde. [...]

Para mais informações leia a matéria completa em


Exposição: "Impressionismo: Paris e a Modernidade"


A exposição traz pela primeira vez ao país uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay de Paris, um dos mais visitados museus do mundo, dedicado à arte do século XIX e detentor da mais importante coleção de impressionistas.

A mostra reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX e é dividida em seis módulos – “Paris: a cidade moderna”, “A Vida Urbana e Seus Autores” e “Paris É Uma Festa”, “Fugir da Cidade”, “Convite à Viagem” e “A Vida Silenciosa”, com obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Gustave Coubert, Carot, Henri Toulosse-Lautrec, Jules Lefebvre, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros mestres.

No dia 23, às 19h, houve uma mesa-redonda com a participação dos curadores. O evento é gratuito, com senhas distribuídas uma hora antes do início da palestra. Durante todo o período da exposição, o Programa Educativo desenvolverá ações que acontecerão ao longo do dia em vários espaços do CCBB. Você poderá ser surpreendido com uma destas atividades.

O público visitante terá à sua disposição souvenirs confeccionados para a mostra e que estarão à venda para o público em quiosque especialmente montado para o evento.

Curadoria: Guy Cogeval (presidente do Museu d’Orsay), Caroline Mathieu (conservadora-chefe do Museu d’Orsay) e Pablo Jimenez Burillo (diretor-geral da Fundación Mapfre).
Patrocínio: Banco do Brasil, Grupo Segurador Banco
do Brasil e Mapfre e BB DTVM.
Apoio: Cielo e Brasilprev.

De 23/10 a 13/01/2013
Terça a domingo, das 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020
Entrada franca.


Cidadania & Cultura: Ministra recebe apoio para Vale Cultura


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, pediu o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e da bancada de deputados da Frente Parlamentar da Música, para aprovar o Vale Cultura. Marco Maia assumiu o compromisso de buscar a aprovação do projeto ainda este ano. Assim, a aprovação no Senado ficaria para o ano que vem.
Marta e Marco Maia estiveram nesta segunda-feira (22/10), em Canela, Rio Grande do Sul, onde participaram da Festa Nacional da Música 2012, ao lado de deputados que foram homenageados por trabalhar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Música.
Agora, a PEC da Música precisa ser aprovada no Senado para isentar de impostos CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. O objetivo é reduzir o preço dos produtos ao consumidor, desestimulando a pirataria. A PEC também contempla os suportes materiais ou arquivos digitais que contenham essas produções. Se a isenção for efetivada, vai assegurar ao setor fonográfico benefícios fiscais já concedidos a livros, revistas e jornais. [...]


Exposição: VOLTA AO MUNDO - 25/08 A 08/12/2012


Além de Ema Klabin ter se dedicado a reunir objetos de arte para sua preciosa coleção, tinha outra grande paixão na vida: viajar. Nestas viagens, geralmente feitas de navio, Ema conheceu o mundo, adquiriu objetos e fez amizades.
A exposição Volta ao mundo: As viagens de navio de Ema Klabin tem como objetivo fazer um panorama de suas viagens, através de seus documentos, programas das viagens, menus de jantares, certificados e fotografias dos lugares por onde passou, abrangendo desde as viagens de travessia realizadas nas décadas de 1910 e 1920 até os cruzeiros musicais da década de 1970, passando por grandes cruzeiros de volta ao mundo, a bordo do Caronia, do France ou do Queen Elizabeth II.
Este é um verdadeiro convite para voltarmos no tempo e embarcarmos em um estilo de viagem único e inesquecível.



Observatório da ECA/USP mapeará censura e liberdade de expressão na mídia


A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP inaugurou em agosto, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom).
Resultado de 10 anos de pesquisa do antigo Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (Npcc), o Obcom surgiu com o objetivo de mapear, através de noticias, entrevistas, debates e depoimentos, o que está sendo noticiado a respeito de liberdade de expressão e de censura no mundo.
O antigo núcleo já tinha em sua disposição o Arquivo Miroel Silveira, sob guarda da biblioteca da ECA, com mais de 6 mil processos de censura prévia ao teatro de 1930 a 1970. Agora, ele será incorporado ao Obcom, que pretende criar um banco de dados mais amplo que reúna notícias do mundo inteiro, em português, inglês e espanhol, além de pautar um fórum de discussão sobre esses temas na sociedade. [...]


Mostra de cinema promove debate socioambiental na Estação Ecológica UFMG

A Estação Ecológica UFMG recebe hoje a primeira sessão aberta do Cineclube Olaria, projeto que visa, através da exibição de filmes, promover a conscientização socioambiental dos espectadores.
Segundo a organização, a sala montada em antigo forno de tijolos, com cinquenta cadeiras de madeira, permitirá ao visitante vivenciar uma experiência diferente da encontrada nos cinemas comuns. Além de assistir aos filmes, o espectador também poderá desfrutar dos sons da estação ecológica.
Serão exibidos quatro curtas, de diferentes regiões brasileiras: Recife Frio, ficção científica pernambucana, de Kleber Mendonça Filho; as animações Dia Estrelado, de Nara Normande, também de pernambuco, Consumidouro, do Paraná, de Juliano Lamb; e Rapsodia do Absurdo, documentário da goiana Cláudia Nunes.
Após a exibição haverá debate com especialistas e apresentação acústica do trio Peluqueria. As sessões começam às 19h. Os ingressos são gratuitos e limitados, devendo ser retirado a partir de 18h, na portaria da Estação Ecológica, localizada no campus Pampulha.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-2296.



Núcleo de direitos humanos/UFMG promove mostra de cinema


Com sessões gratuitas e abertas ao público, o Núcleo de Diretos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG inaugura nesta terça-feira, 30, a 1ª Mostra Todxs Diversxs. Para o evento serão trazidas a Minas Gerais obras audiovisuais que fomentam discussões sobre a pluralidade das experiências LGBTs - lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - na contemporaneidade.
Exibindo filmes realizados recentemente no Brasil e no exterior a mostra tem início hoje, às 19h, no Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com exibição do premiado longa Tomboy (2011), da cineasta francesa Céline Sciamma. A sessão contará com mesa-redonda composta por pesquisadores e estudiosos que discutirão a obra. [...]

Leia a matéria completa em

Confira a programação da mostra em: http://www.fafich.ufmg.br/dhglbt/

A fúria da Natureza


Qual é a diferença entre tornado, tufão, ciclone e furacão?

Ciclone, tufão e furacão são nomes diferentes para um mesmo fenômeno – sendo que este último é o termo mais usado em contexto científico. O curioso é que essa denominação varia conforme a região: costuma-se chamar de furacão quando acontece na América Central e nos Estados Unidos; e tufão quando aparece no Japão ou na Indonésia. “Da mesma maneira que dizemos que só em São Paulo tem garoa. Em outros lugares, é um chuvisco fino”, diz o meteorologista Mario Festa, da Universidade de São Paulo (USP). Outra variável pode confundir a questão: qualquer tempestade – ou zona de baixa pressão atmosférica – pode ser chamada de ciclone. Geralmente, porém, os três termos se referem às mais fortes tempestades que ocorrem na natureza, podendo chegar a 1 000 metros de diâmetro e ventos de, no mínimo, 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como “olho”, atinge até 16 km de diâmetro, mas é bastante calma. O problema está no turbilhão que a cerca, onde os ventos ultrapassam 300 km/h. Furacões só surgem em mares de águas muito quentes: no mínimo 27 graus centígrados. Já os tornados são tormentas muito mais violentas e podem aparecer em qualquer lugar, mas dificilmente duram mais que três minutos. O chamado “funil”, com poucos metros de diâmetro, traz ventos de até 800 km/h, o suficiente para destruir todas as construções que encontrar pelo caminho.

Mais informações sobre o assunto em:








UNESCO e SEPPIR promovem seminário internacional sobre Educação nas relações étnico-raciais


De 29 de outubro a 1º de novembro, especialistas discutem políticas públicas com enfoque na formação de professores e desenvolvimento curricular.
Apresentar as iniciativas bem-sucedidas no Brasil, na área de educação para as relações étnico-raciais, bem como os respectivos indicadores sociais, e ampliar as discussões sobre as políticas públicas voltadas para este campo, com enfoque na formação de professores e de desenvolvimento curricular, são alguns dos principais objetivos do seminário internacional do projeto “Teaching Respect For All”, que a SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a UNESCO realizam, de 29 de outubro a 1º de novembro, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. O evento será aberto ao público no primeiro dia. [...]


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Prêmio Moacyr Scliar


A Academia Brasileira de Letras associa-se à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (RS) na divulgação do prazo de inscrição do Prêmio Moacyr Scliar (Acadêmico, médico e escritor que faleceu no dia 27 de fevereiro do ano passado, em Porto Alegre, aos 73 anos) de Literatura. Escritores de todo o Brasil têm até o dia 03 de novembro, sábado, para se inscrever. O concurso contempla este ano a categoria Conto, e o vencedor receberá a importância de R$ 150 mil, além de ter cinco mil exemplares de seu livro impressos e distribuídos para bibliotecas da rede pública de ensino e em pontos de cultura do Rio Grande do Sul.
Além de premiar o autor, o concurso concede também R$ 30 mil para a editora, valor correspondente à compra dos direitos para impressão, de acordo com os organizadores do Prêmio. Podem concorrer autores de livros de contos publicados no Brasil, em língua portuguesa, no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2011. O Prêmio alterna a cada ano as categorias poesia e conto, duas pouco lembradas nos concursos literários. Em sua primeira edição, em 2011, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura contemplou a categoria Poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar, com a obra Em alguma parte alguma (Editora José Olympio).


ABL: “A crítica sob suspeição?”

A Academia Brasileira de Letras abre seu novo ciclo de conferências, denominado “A crítica sob suspeição?”, coordenado pelo Acadêmico Ivan Junqueira. Ao todo, o ciclo terá apenas duas conferências, e a primeira, denominada “A teoria literária em questão”, será proferida pelo Acadêmico e ensaísta Eduardo Portella. O evento está programado para o dia 30 de outubro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
A segunda palestra será na terça-feira seguinte, dia 06 de novembro, e tem como tema “A crítica literária e a crise do objeto”, com o Acadêmico Alfredo Bosi.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Osesp - Concerto Digital‏

Clicar sobre a imagem para melhor visualização.

Lançamento Literário: "A aventura de Abaré"

A aventura de Abaré é um livro infantil publicado pela editora FTD que traz como tema principal a amizade e as novas configurações familiares presentes na sociedade contemporânea. 
Parte da história se passa em uma aldeia indígena e outra na cidade. 
Segue abaixo o link de acesso à página da editora onde consta a resenha sobre o livro:

O lançamento será na livraria Saraiva, 
no Center Shopping (Uberlândia/MG), 
dia 10/11 (sábado), a partir das 14h.
Haverá contação de histórias e sessão de autógrafos com a escritora.
Quaisquer outras informações, favor entrar em contato comigo (Juliana Schroden)
pelos telefones: (34)8859-6023 / 3255-7000 ou com Rodrigo ou Julio (FTD): (34) 3236-2818

7ª Arte: Estreando Gonzaga - De Pai pra Filho e 007 Operação Skyfall‏

www.ingresso.com

Enquete - Projeto autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes‏.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3423/12 (http://migre.me/atDI4), do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que autoriza o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases.

Atualmente, os responsáveis técnicos por essas atividades são os engenheiros agrônomos e florestais. A proposta altera a lei de crimes ambientais, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Atualmente está disponível uma enquete no Portal da Câmara dos Deputados, questionando o internauta sobre a concordância ou não do Projeto de Lei 3423/12.

Para votar na enquete, à favor dos biólogos como responsáveis técnicos em produção de sementes, acesse:
http://migre.me/atDJn (É necessário atualizar a página, apertando o botão "F5" para votar)

Acesse o site:
www.crbio04.gov.br
Siga pelo Twitter: www.twitter.com/CRBio04
Adicione no Facebook: http://migre.me/1nN1Z